Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Redação, 06/05/2025
O Great Place to Work Brasil (GPTW) acaba de anunciar uma iniciativa voltada a fortalecer a gestão de pessoas no mercado editorial: a criação de uma rede de embaixadores dedicada a aproximar o setor das boas práticas em cultura organizacional, inovação e liderança. Os embaixadores nomeados são André Palme, executivo e empreendedor do mercado de publishing; Bruno Mendes, sócio do PublishNews e diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro; e Larissa Caldin, CEO da Great People Books. A missão do grupo é atuar como ponte entre o mercado editorial e o GPTW Brasil, liderando ações que estimulem a profissionalização da gestão de pessoas — ainda um desafio em grande parte das editoras, livrarias e distribuidoras do país. Em fevereiro, PublishNews e GPTW anunciaram a segunda edição do ranking “As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, iniciativa pioneira cujo objetivo é fomentar o setor no Brasil, estimulando o crescimento de profissionais e empresas. Aliado ao propósito “pessoas no centro” dos negócios, mote da consultoria global, a lista também pretende contribuir para que os ambientes de trabalho se tornem ou se aprimorem como ótimos lugares para todas as pessoas. As empresas interessadas no ranking devem antes obter a Certificação do GPTW. Planos e informações mais detalhadas estão disponíveis aqui. A data limite para estar certificada é 15 de agosto de 2025 – e, como o processo pode levar até dois meses, recomenda-se iniciá-lo até a primeira metade de junho. A cerimônia de premiação está prevista para o último trimestre de 2025. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra. 1y3l1w
PublishNews, Redação, 06/05/2025
A Lista de Mais Vendidos do PublishNews referente à semana de 25 de abril a 2 de maio – o feriado prolongado do dia do trabalhador – não apresentou variação nas vendas, mas trouxe seis novidades. Duas delas são livros de colorir. Em Infantojuvenil, a Sextante – que teve uma representante no Podcast do PublishNews na semana ada justamente para falar sobre o tema – emplacou a obra Fofuras para relaxar, de Didi Plums, e parte da coleção Fluffy Times, que celebra os momentos de conforto do dia a dia. Já a Rocco entrou na lista com o Livro de colorir oficial Funko Pop! Dos filmes de Harry Potter. Em 35 ilustrações, a obra recria os eventos da série do bruxo sob uma perspectiva totalmente nova. Destaque também para a obra Uma vida pequena (Record), de Hanya Yanagihara, que estreou em Ficção. A obra publicada em 2016 e que concorreu ao Pulitzer do mesmo ano, além de ter sido finalista do Man Booker Prize e do National Book Award, começou a viralizar no TikTok em 2024 com diversas pessoas compartilhando suas reações durante a leitura. Ainda em Ficção, outra obra que vem subindo na lista nas últimas semanas é Ozymandias (Intrínseca), de José Roberto de Castro Neves. Na Lista Geral, a série Bobbie Goods domina o pódio: Do dia para a noite, Isso e aquilo e Dias quentes somam juntos mais de 30 mil exemplares vendidos na semana. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Os dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgados nesta segunda-feira (5), trazem um número estarrecedor, mas não supreendente: 29% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais, ou seja, não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco, a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. Este é o mesmo percentual da última pesquisa, realizada em 2018. Entre os jovens, o analfabetismo funcional aumentou. Em 2018, 14% das pessoas entre 15 e 29 anos estavam na condição de analfabetos funcionais; em 2024, o índice subiu para 16%. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o aumento pode ter ocorrido por causa da pandemia, período em que as escolas fecharam e muitos jovens ficaram sem aulas. A proporção de alfabetizados em nível proficiente – o maior da pesquisa – permanece inalterada desde o início da série histórica, em 2002, oscilando em torno de 12%. O indicador classifica as pessoas conforme o nível de alfabetismo com base em um teste aplicado a uma amostra representativa da população. Seguindo a classificação, a maior parcela da população, 36%, está no nível elementar, o que significa que compreende textos médios, realiza pequenas interferências e resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas, como soma, subtração, divisão e multiplicação. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Foram divulgados nesta segunda-feira (5) os vencedores do Prêmio Pulitzer 2025. Anualmente, são apresentadas mais de 2,5 mil candidaturas em 23 categorias, que contemplam literatura e jornalismo nos EUA. Em Livros, Peça Teatral e Música, , um dos destaques entre vencedores foi o livro James (com recente publicação por aqui pela Todavia), na categoria de Ficção. O título escrito por Percival Everett faz uma releitura da obra de Mark Twain, que tem agora como protagonista Jim, originalmente um personagem coadjuvante na obra As aventuras de Hucleberry Finn, de Twain. Atual vencedor do National Book Award de 2024, o livro figurou em diversas listas de recomendações de leituras. Lançado em 2024, os eventos do livro são contados da perspectiva do amigo de Huckleberry em suas viagens, Jim, que é um escravo fugitivo, para ilustrar o “absurdo da supremacia racial e fornecer uma nova visão sobre a busca por família e liberdade”. Flavio Moura, editor da Todavia, disse em aspas para o PublishNews que a obra vai além de uma simples releitura da obra, "mas uma criação literária potente e autônoma, que não pressupõe conhecimento prévio por parte da leitora ou do leitor". Esse é o segundo título de Everett publicado pela editora, que no ano ado lançou o título As árvores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, André Calgaro, 06/05/2025
Não há como negar, os sotaques fazem parte da diversidade cultural brasileira. São muitas influências diferentes vindas especialmente do nosso peculiar processo de miscigenação, mas não restritas a ele. Nossos sotaques, mais do que meras formas de falar, dão cores às identidades regionais, seja numa comunidade no extremo agreste alagoano ou numa cidade sul-mato-grossense fronteiriça. Em países bem menores que o nosso abundam dialetos. Em outros países, os idiomas oficiais foram frutos de um planejamento linguístico deliberado, como o italiano e o japonês. No Brasil, temos o nosso português próprio, que foi se misturando, se torcendo, se esgueirando e se metamorfoseando, embora com uma espinha dorsal de fala reconhecida em todo território. Mas, e com os audiolivros? Os diferentes sotaques brasileiros, com seus ziriguiduns, nhenhenhéns e molhos próprios, hoje são tolerados ou desejados? Quando vale torná-los acentuados e quando vale suavizá-los? Vamos explorar isso na coluna de hoje. Clique no Leia mais para ar a íntegra desta coluna.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
A 7ª Feira do Livro da Unesp, que se inicia nesta quarta (7) e vai até domingo (11), no câmpus da Unesp (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, ao lado da Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô – São Paulo / SP), terá uma programação cultural gratuita, e reunirá mais de 160 editoras oferecendo livros com descontos mínimos de 50% sobre o preço de capa. No site da Feira, é possível conferir a lista completa de títulos e a lista com a agenda completa da programação cultural. Realizados por diferentes editoras e entidades, os encontros discutirão temas centrais da atualidade e da produção acadêmica. Todas as atividades acontecem no Circo da Barra, ao lado do Pavilhão de Exposições. Entre os destaques estão as mesas sobre política internacional, com foco no governo Biden e a geopolítica atual; história da educação, analisando as relações econômicas da escola; e reflexões sobre a crise ambiental no Antropoceno com Mauro Galetti. A programação também revisita a memória afro-brasileira com uma palestra sobre a trajetória do arquiteto Tebas e propõe uma discussão sociológica sobre a persistência cultural da homeopatia. Clique no Leia mais para ar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Desde 2014, a Amazon realiza sua já tradicional Book Friday oferecendo descontos para a comunidade literária. A décima primeira edição, que ocorre de 15 a 19 de maio, trará descontos de até 70% em livros e e-books. Além disso, haverá também um período de esquenta, de 8 a 14 de maio, com ofertas exclusivas e descontos de até 45% em livros para membros Prime, além de cupons para todos os usuários do aplicativo. "Estamos muito animados em anunciar a 11ª edição da Book Friday, o maior evento do gênero com foco em livros e e-books e que já entrou no calendário dos leitores brasileiros. Inclusive, transcendeu fronteiras e inspirou a 'Amazon BookSale' nos EUA, que começou no ano ado", ressalta Ricardo Perez, líder do negócio de livros da Amazon no Brasil. “Nesta edição, clientes de todo o país poderão aproveitar as melhores ofertas do ano em livros e e-books, por meio de uma vasta seleção de obras e editoras, com a entrega rápida que todos já conhecem”. A página do evento também dará destaque para diversidade e inclusão, com livros escritos e com temáticas sobre mulheres, pessoas pretas e LGBTQIAPN+. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
A nVersos Editora abriu uma vaga para analista financeiro. Os requisitos incluem curso superior em Ciências Contábeis e/ou istração de Empresas; e experiência comprovada com financeiro de editora; conhecimento e experiência com o sistema Winbooks e pacote Office; inglês intermediário; boa comunicação, organização, proatividade e foco em resultados. Entre as atribuições do cargo estão controlar e efetuar o pagamento do contas a pagar; prestar contas de compromissos financeiros; realizar o planejamento financeiro; verificar emissão e vencimentos de boletos e notas fiscais; negociar contas em atraso; acompanhar o fluxo de caixa; elaborar relatórios e indicadores da posição financeira da empresa; participar dos processos de folha de pagamentos e benefícios; promover e controlar integração do sistema Winbooks para tomada de decisões; e integrar departamentos para redução de custos e otimização de processos e resultados. Interessados devem encaminhar currículos para [email protected] até 5 de junho.
|
“Sinto-me incapaz de pensar sem escrever.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
5.
|
IA para líderes: do conceito à realidade
|
6.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
7.
|
Incontrolável: a ordem do caos
|
8.
|
Café com Deus Pai 2025
|
9.
|
Menopausa sem medo
|
10.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
|
PublishNews, Redação, 06/05/2025
A Festa Literária das Periferias (Flup) levará oito autores brasileiros, uma cineasta e um músico (pianista) à 34ª edição do Étonnants Voyageurs, um dos mais conceituados festivais literários da Europa, que ocorre em Saint-Malo (França) entre 7 e 9 de junho de 2025. A delegação brasileira é formada por: Bernardo Carvalho, Eliana Alves Cruz, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Junior, Marcelo Quintanilha, Jeferson Tenório, Daniel Munduruku e Geovani Martins. Fundado em 1990 pelo escritor francês Michel Le Bris, o festival é reconhecido por reunir anualmente autores de todo o mundo para debater literatura, cinema e direitos humanos, com uma programação que inclui mesas de discussão, lançamentos de livros, encontros com o público, exibições de filmes, exposições e espetáculos musicais. Esta participação integra as celebrações da Temporada Brasil-França 2025, que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A curadoria da participação brasileira no Festival francês ficou a cargo do curador e diretor geral da Flup, Julio Ludemir. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Escritores em língua portuguesa têm agora mais tempo para inscrever suas obras no 2º Concurso Literário da Degustadora Editora. O prazo de envio foi prorrogado para 27 de maio, ampliando as oportunidades para autores que desejam ter seus textos inéditos avaliados nas categorias romance literário, novela, livro de contos e peça teatral. Os interessados devem encaminhar suas obras em formato PDF, sem identificação no arquivo, para o e-mail [email protected], com o assunto “Concurso literário”. Os dados pessoais do autor devem constar apenas no corpo do e-mail. O regulamento completo está disponível clicando aqui. As inscrições são gratuitas e cada autor pode participar com quantas obras desejar, desde que sejam inéditas e não premiadas, inclusive em formato digital. O vencedor terá sua obra publicada em capa dura e brochura por um dos selos da Degustadora – Ópio Literário, para obras em prosa, ou Thumelê, para textos teatrais. O prêmio inclui adiantamento de R$ 1,2 mil e contrato com 13% de direitos autorais. Clique no Leia mais para ar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
O Conselho Nacional de Política Cultural aprovou na última semana de abril (28) o texto final do Projeto de Lei (PL) que estabelece o novo Plano Nacional de Cultura (PNC). A apreciação aconteceu durante a 15ª reunião extraordinária do CNPC, realizada de forma virtual, com a participação de 27 membros do colegiado, sendo 12 do poder público e 15 da sociedade civil. Com a aprovação no plenário do Conselho Nacional de Política Cultural, o texto vai agora para a Casa Civil. Lá, a minuta ará por análise jurídica e também de mérito antes de ser encaminhada para o Congresso Nacional. Foram 23 votos favoráveis e quatro contrários ao texto. Para a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, que presidiu a reunião, o resultado reflete a mobilização que será necessária para aprovar a proposta também no Poder Legislativo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
A vida de James Henry Trotter virou de cabeça para baixo. Antes ele era um menino feliz, que vivia em uma casa linda e tinha muitos amigos. Mas após ter sido obrigado a ir morar com as tias Espiga e Esponja, duas senhoras malvadas que o exploram sempre que podem, o menino vive em uma tristeza sem fim e se sente sozinho todos os dias. Mas quando um pessegueiro do jardim começa a crescer, crescer, e crescer sem parar, James pega uma carona na fruta gigante e, na companhia de amigos bem peculiares que vivem lá dentro, embarca numa aventura inesquecível. O que pode acontecer quando as tias Esponja e Espiga ficarem no caminho dessa trupe? James e o pêssego gigante (Galera Junior, 256 pp, R$ 54,90 – Trad.: Gabriela Araújo | Ilustração: Quentin Blake) é um dos clássicos de Roald Dahl e continua entre os favoritos de crianças e adultos quase 60 anos após seu lançamento, graças ao seu imaginário vívido, personagens vibrantes e exploração sem rodeios de temas maduros como morte e esperança.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Em Lucas e o cometa (Labrador, 112 pp, R$ 39,90), Lucas — um adolescente tímido e frágil, com dificuldades de locomoção — leva uma rotina pacata na fazenda em que mora com sua avó. Seus pais morreram em um grave acidente e, desde então, seu único irmão se perdeu para as drogas. Lucas conta apenas com a amizade de Joana, a filha de uma das funcionárias da fazenda. Tudo muda quando ele vê uma pedra misteriosa cair do céu como um cometa. Ao tocá-la, descobre que o artefato abriga um ser de outra dimensão que lhe dá habilidades extraordinárias que podem salvar seu irmão. Tal qual um super-herói, Lucas precisa enfrentar seus próprios medos para resgatar seu irmão perdido e impedir que forças poderosas utilizem a pedra para fins sombrios. O autor Willian Lima é entusiasta da literatura desde muito jovem, decidiu trazer um pouco de sua visão de mundo nesta obra, recheada de referências a cultura pop, religiosidade e crítica social, tendo como tema central a fé no criador e em suas criaturas.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Em Mortina e a sala secreta (Companhia das Letrinhas, 64 pp, R$ 69,90 – Trad.: Nathália Dimambro), os pais de Mortina finalmente apareceram, e os preparativos para o jantar de celebração do reencontro estão a todo o vapor. No Palácio Decrépito, a menina busca um ório especial para a ocasião e, ao vasculhar o guarda-roupa da vovó Nefasta, encontra um bracelete cravejado de pedras coloridas. Logo, Mortina percebe uma coincidência curiosa: o bracelete se encaixa perfeitamente em um entalhe da estante da biblioteca. Com a ajuda de seu primo Dondoco e do galgo Tristão, Mortina descobre que o bracelete é a chave para uma agem secreta. Mas o que será que há do outro lado? Quanto mais investigam, mais a turma encontra segredos inusitados da família... Será que Mortina vai descobrir por que eles se transformaram em zumbis. A série Mortina, de Barbara Cantini, une ilustrações e projeto gráfico dinâmicos a um texto leve e divertido, ideal para quem está começando o processo de leitura independente.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Tem sereia que vive nos rios da Floresta Amazônica, tem sereia que vive nas profundezas do Oceano Pacífico. Tem sereia que prega peças nos humanos, tem sereia que os socorre. Tem sereia tímida, tem sereia espalhafatosa. Elas se apresentam em contos bem humorados e surpreendentes, lindamente ilustrados pelo próprio autor. Nascido da paixão de Anthony Doyle pelo mar e pelo mergulho, O livro de sereias surpreendentes (Grua, 80 pp, R$ 86) conta histórias de encontros entre esses incríveis seres imaginários e os humanos. Encontros que têm como cenário paisagens, tempos e contextos culturais tão diversos quanto a Lapônia e a Nigéria. Um livro em que conhecimento e imaginação se entrelaçam, desvelando maravilhas e mistérios do mundo por meio de boas histórias. Para leitores de todas as idades, indicado especialmente para aqueles entre oito e 13 anos.
PublishNews, Redação, 06/05/2025
Marvin e seu colega estão preparando um projeto para a feira de ciências da escola, mas um robô gigante começa a destruir todos os trabalhos. Apenas um super-herói poderia intervir: Marv. Com indicação etária a partir de seis anos, Marv contra o robô gigante (L&PM, 128 pp, R$ 59,90 – Trad.: Caroline Chang) é o primeiro volume infantojuvenil da série inédita no Brasil Marv. Ideal para pequenos leitores resistentes, iniciantes ou fluentes, e para a transição entre leitura de livros-álbum e leitura independente, o livro traz a história de um menino negro descobrindo seu lugar na comunidade ao utilizar uma roupa de super-herói superpoderosa que ganha do avô. O autor, Alex Falase-Koya, usa como inspiração para a série as lembranças de infância, quando ele, um menino negro que adorava ler gibis, encontrava nas revistas poucos personagens que o representassem. Vencedor do prêmio britânico Brilliant Book de 2023, o livro celebra o poder da resiliência, da gentileza, da coragem e da força ancestral transmitida de geração em geração.
|
|
|