Great Place to Work terá embaixadores no mercado editorial brasileiro
PublishNews, Redação, 06/05/2025
André Palme, Bruno Mendes e Larissa Caldin têm como missão atuar como ponte entre o mercado editorial e o GPTW Brasil, liderando ações que estimulem a profissionalização da gestão de pessoas

2q2x3t

André Palme, Larissa Caldin e Bruno Mendes, embaixadores do GPTW para o mercado editorial | © Great People Books
André Palme, Larissa Caldin e Bruno Mendes, embaixadores do GPTW para o mercado editorial | © Great People Books
O Great Place to Work Brasil (GPTW) acaba de anunciar uma iniciativa voltada a fortalecer a gestão de pessoas no mercado editorial: a criação de uma rede de embaixadores dedicada a aproximar o setor das boas práticas em cultura organizacional, inovação e liderança.

Os embaixadores nomeados são André Palme, executivo e empreendedor do mercado de publishing; Bruno Mendes, sócio do PublishNews e diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro; e Larissa Caldin, CEO da Great People Books.

A missão do grupo é atuar como ponte entre o mercado editorial e o GPTW Brasil, liderando ações que estimulem a profissionalização da gestão de pessoas — ainda um desafio em grande parte das editoras, livrarias e distribuidoras do país.

Em fevereiro, PublishNews e GPTW anunciaram a segunda edição do ranking “As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, iniciativa pioneira cujo objetivo é fomentar o setor no Brasil, estimulando o crescimento de profissionais e empresas. Aliado ao propósito “pessoas no centro” dos negócios, mote da consultoria global, a lista também pretende contribuir para que os ambientes de trabalho se tornem ou se aprimorem como ótimos lugares para todas as pessoas.

As empresas interessadas no ranking devem antes obter a Certificação do GPTW. Planos e informações mais detalhadas estão disponíveis aqui. A data limite para estar certificada é 15 de agosto de 2025 – e, como o processo pode levar até dois meses, recomenda-se iniciá-lo até a primeira metade de junho. A cerimônia de premiação está prevista para o último trimestre de 2025.

Embaixadores

Para André Palme, "não basta inovar nos formatos e nas tecnologias se as relações de trabalho seguirem modelos ultraados. O investimento em pessoas é o verdadeiro diferencial competitivo para o futuro do mercado editorial”. Bruno Mendes acrescenta que "o mercado editorial brasileiro é potente e criativo, mas precisa avançar na formação de times fortes e na valorização dos talentos.”

A primeira ação do grupo é divulgar e fazer a iniciativa do Ranking GPTW das Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial chegar a mais profissionais. A ideia é diagnosticar, reconhecer e divulgar as organizações do setor que se destacam na construção de ambientes de alta confiança, cuidado e desenvolvimento de talentos.

Larissa Caldin reforça que "fomentar uma nova cultura de gestão é essencial para a sustentabilidade do setor. Queremos que liderar pessoas e construir ambientes de confiança se tornem práticas estratégicas dentro do ecossistema do livro."

A iniciativa, idealizada por Lu Magalhães, sócia da Great People Books e do PublishNews, chega agora à segunda edição e marca um novo capítulo para o mercado editorial, conectando-o às práticas de gestão reconhecidas mundialmente e abrindo caminhos para a valorização e permanência de talentos em todas as pontas da cadeia.

Além do lançamento do ranking, o time de embaixadores já criou um espaço digital para quem quiser acompanhar de perto as novidades. O canal reunirá conteúdos sobre tendências do mundo do trabalho, boas práticas de gestão de pessoas e informações sobre eventos e workshops exclusivos que serão promovidos ao longo do projeto. Interessados podem se cadastrar gratuitamente clicando aqui.

[06/05/2025 10:00:00]