Publicidade
Publicidade
Uma desafiadora jornada poética
PublishNews, Redação, 30/04/2025
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado

2q2x3t

Mar de palavras (Urutau), do autor Jandeilsom Galvão Bezerra, é uma obra que transforma o mar em metáfora viva para explorar a paixão pela linguagem e a resistência das margens. O livro nos traz a densidade simbólica do oceano, criando um diálogo entre o corpo, a memória e o território. Jandeilsom, em versos que oscilam entre o lírico e o político, mergulha em águas turbulentas para revelar a favela como espaço de criação e luta, onde palavras são tanto âncoras quanto armas.

"Como nasce o poema? Como é o poema e seu processo imaginário? Como o poema chega até o poeta? Onde o poema encontra a sua completude? Essas são as perguntas norteadoras que me fiz durante o processo de escrita e pós-escrita deste trabalho", compartilha o autor.

A estrutura do livro desafia convenções, incorporando elementos do Poema/Processo e da tradição oral. Em poemas como Nada-dor — onde o autor escreve "Sentimento um tanto tato/ Proscrito saudade e contentamento/ Memória, não esquecimento,/ apneia poética" —, há uma fusão entre o íntimo e o coletivo, entre a dor individual e a insurgência social. Já em Antes do tsunami a resistência, versos como "Adiante o silêncio devora o mar/ E a última luz era estrela" ecoam a tensão entre opressão e esperança, tema central na obra.

A ancestralidade também emerge como força motriz, especialmente em Pororocando o mar: "Quantas margens te tocam/ [...] nos caminhos ancestrais/ por onde tu as [...] sendo onda que dança/ no encontro do mar?" . Aqui, o mar não é apenas paisagem, mas veículo de identidades conectando ado e presente. O livro ainda questiona o próprio ato criativo, como em No fundo o poema é mar, onde Jandeilsom reflete: "Nadam as letras e as palavras/ Tão profundo e denso [...] Preenchendo/ O oceano" , sugerindo que a poesia é um fluxo orgânico e incontrolável.

"Em uma jornada poética desafiadora na intenção de mostrar como é o fazer literário, como essas palavras chegam na mente do poeta, e como essas palavras se organizam, fiz um mergulho nas correntes do inconsciente e do sensorial, unindo a força
das experiências da produção poética à delicadeza da palavra trabalhada, na tentativa de abrir um diálogo entre tradição e experimentação, Periferia e Asfalto, ado e presente. Este livro é um convite aos amantes da literatura a explorarem o fluxo criativo, refletindo sobre etapas, desafios e inspirações que movem a escrita. Poesia é movimento", esclarece Galvão Bezerra. "É um livro para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas, seu resultado, e nasce de um encontro entre estudo e experimentação, tradição e vanguarda."

Mar de palavras
Autor: Jandeilsom Galvão Bezerra
Editora: Urutau
Páginas: 80
Preço: R$ 49,90
Onde comprar: https://editoraurutau.com/titulo/mar-de-palavras

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail [email protected].

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta três obras da Ases da Literatura
'Missão planeta' é uma viagem ao coração da conscientização ambiental para crianças
Livro 'Vá, minha pequena!' é uma delicada celebração da poesia, da imaginação e da conexão com o mundo à nossa volta
'O despertar do Brasil: o país do presente' usa humor, crítica e apresenta uma reflexão sobre um país em transformação
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras infantojuvenis da Ases da Literatura e a história da vida de Jair Beloube
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seja qual for o e do livro, o exemplo doméstico é fundamental para desenvolver o costume
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta três obras da Ases da Literatura
'O despertar do Brasil: o país do presente' usa humor, crítica e apresenta uma reflexão sobre um país em transformação
'Missão planeta' é uma viagem ao coração da conscientização ambiental para crianças
Livro 'Vá, minha pequena!' é uma delicada celebração da poesia, da imaginação e da conexão com o mundo à nossa volta
Quando não leio, escrevo; quando não escrevo, leio.
Andrea Del Fuego
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?