Amo a fome. Sentir meu estômago preparado para receber comida. A saliva. Aquele exato momento da primeira mordida talvez seja mais prazeroso do que a saciedade completa. 2h6w58
Eu vivo para ficar faminta. Aquela sensação de que em poucos minutos o pão (perdão às amigas celíacas) com queijo (perdão aos colegas veganos) e presunto (perdão aos primos kasher) vai apitar na torradeira. O cheiro já não se contém na cozinha e invade a sala. O café não conhece fronteiras e chega ao quarto, apressando quem ainda se espreguiça.
Dizem que como tarde.
– Não se pode fazer exercício em jejum, você não dá alimento para seus músculos se desenvolverem.
Não nego: desde sempre fui tardia, por que seria diferente agora? O prazer do pão com fome. De tanta insistência, instituí um carboidrato antes também. Mas esse tem sabor de obrigação, não o festejo.
Agora sim: minha barriga (estimulada por abdominais e pranchas) ronca. Amaldiçoo e idolatro a torradeira que demora a apitar. Quanto mais tempo demora, mais suculenta será a mordida.
– Quem está faminto, devora.
Obviamente quem me ensina isso nunca dividiu uma refeição comigo. Sou aquela que mastiga e mastiga e mastiga. Sou aquela que enche duas, três vezes o prato. Minhas refeições são as mais longas, sou a última a sair da mesa. Demoro. Demoro porque como devagar. Demoro porque gosto de repetir. Para que encher o prato de uma vez só, se é muito mais gostoso fazer a refeição em etapas, cada uma com suas delícias? Assim, posso até devorar. Mas devoro degustando. Ou degusto devorando.
A fome ou. Por ora.
Luciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.