Apanhadão da semana: Pirataria de livros motiva atuação judicial das editoras
PublishNews, Redação, 16/08/2024
Matéria no Estadão detalha o estado atual do combate à pirataria; a Veja entrevistou Justin Baldoni​, o diretor e ator do filme baseado no livro de Colleen Hoover

2q2x3t

Pirataria de livros é assunto de polícia; foto da Operação Last Page, de 2022 | © Divulgação / Polícia Civil do Espírito Santo
Pirataria de livros é assunto de polícia; foto da Operação Last Page, de 2022 | © Divulgação / Polícia Civil do Espírito Santo
O Estadão fez uma matéria apurando o estado atual da pirataria de livros no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), a pirataria de livros causou um prejuízo de cerca de R$ 1,2 bilhão para o setor editorial brasileiro só em 2024. A associação calcula que 47 mil títulos de literatura, 32 mil técnicos, 3 mil religiosos e 932 publicações infantis e didáticas foram pirateados só entre janeiro e junho deste ano. As obras são baixadas em grupos de Telegram, Facebook, X (antigo Twitter) e em sites exclusivos de livros para ilegal.

"As penas contra quem pirateia vão de prisão de até quatro anos a pagamento de multa por infringir direitos autorais", diz a matéria, assinada por Marcos Candido. "O combate à prática, porém, tem funcionado como um jogo de gato e rato. Assim que sites são derrubados, outros aparecem com as mesmas cópias ou acervos ainda maiores. Para tentar desmontar os esquemas, a estratégia das editoras tem sido de entrar na Justiça a operações policiais".

No site da CNN, uma matéria sobre o novo livro de R.F. Kuang, em que a autora decidiu abordar os bastidores de uma indústria que ela conhece bem: o mercado editorial. Impostora: Yellowface foi publicado pela Intrínseca.

A Veja entrevistou Justin Baldoni, o diretor e ator do filme baseado no livro de Colleen Hoover, e a Folha publicou uma matéria sobre o livro A caminho de Macondo, cuja edição original é de 2020, lançado agora no Brasil pela Record. O livro traz todos os contos, novelas, artigos e crônicas de jornal nos quais, de algum modo, algum elemento de Cem anos de solidão aparece, ainda que de forma secundária.

A Zero Hora noticiou que o governo do RS vai destinar R$ 1,4 milhão para a Feira do Livro de Porto Alegre. Já a Rolling Stone Brasil publicou uma lista com 10 livros sobre grandes nomes da música brasileira.

[16/08/2024 10:50:00]