2q2x3t
Escolheu fazer relações-públicas e, ainda muito jovem, fundou na sua cidade natal – Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais conhecida por suas águas sulfurosas – uma agência de eventos, publicidade e relacionamento com a imprensa da região que atendia clientes corporativos, majoritariamente.
A primeira fase da empresa foi interrompida por uma mudança. Gisele foi morar na Suíça, um país – nas suas palavras – “cinza de pouco sol”. Sem dominar completamente o idioma e sem uma rede constituída de amigos, os livros foram os seus maiores companheiros. O período em que morou na Europa marcou, na sua avaliação, um reencontro com a literatura.
Em 2003, retorna ao Brasil, com a certeza de que queria montar um festival literário em Poços de Caldas, cuja primeira edição aconteceu em 2006. “Eu me identifico, de corpo, alma e pensamento com esse universo da literatura”, disse no papo com Argolo. Mas reconhece que é um mercado “osso duro de roer” do ponto de vista financeiro. “Parece que o tempo todo a gente está tirando leite de pedra”, disse. “O Brasil ainda tem muito a fazer em relação à leitura e ao livro”, completou.
Na conversa, Gisele falou ainda dos desafios impostos pela pandemia. O Flipoços já estava com a sua programação fechada e, abruptamente, tudo ficou em suspenso. “Fiquei dois meses me sentindo mal, um vazio, uma angústia, um silêncio interior ensurdecedor”, lembrou dos primeiros tempos de isolamento social. O Flipoços aconteceu de forma virtual e Gisele disse que não está muito otimista para que o evento – tradicionalmente realizado no primeiro semestre – volte a ser presencial em 2021.
Gisele contou ainda histórias de personalidades literárias que já aram pelo Flipoços. Ariano Suassuna, Rubem Alves, Adélia Prado, Ferreira Gullar e João Ubaldo Ribeiro deixaram marcas na história da curadora, do festival e da cidade.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.