2q2x3t
A mudança de curso coincidiu com a fundação da agência Villas-Boas & Moss, de Luciana Villas-Boas, mãe de uma grande amiga de Anna. Luciana resolveu, então, convidar a amiga da filha para estagiar na empresa recém-fundada. “Amei! Nunca mais saí”, disse a Argolo. Não só não saiu como se tornou sócia do negócio.
No papo, Anna fez reflexões importantes sobre o seu métier. Ressaltou as diferenças entre o trabalho com coagentes internacionais e a lida direta com autores nacionais que depositam na sua obra muita expectativa. Falou também da relação da literatura com o audiovisual, frente que ganhou força na VB&M nos últimos tempos. “Acompanhar o processo de transformação de um livro em um produto audiovisual é muito interessante”, disse. E ela tem experiência nisso. Um dos trabalhos mais notáveis na agência foi a identificação do potencial do livro A vida invisível de Eurídice Gusmão (Companhia das Letras), de Martha Batalha, que teve enorme sucesso (tanto o livro quanto o filme, dirigido por Karim Aïnouz).
Ela conta que o original de Eurídice Gusmão chegou em 2014, pelo próprio site da agência, que tem uma área para que autores submetam as 15 primeiras páginas dos seus trabalhos. “Eu e a Luciana vimos separadamente. As duas leram. A gente chegou no dia seguinte na agência, olhou uma pra outra e falou: 'você viu aquele e-mail que chegou ontem pelo site?’”, contou. Elas pediram o original inteiro. “Ela mandou e era maravilhoso”, completou.
Antes mesmo de o livro ser editado no Brasil, a editora alemã Suhrkamp fez uma oferta durante a Feira do Livro de Frankfurt de 2015. “Falamos: ‘Yes! Que bom que acreditamos neste livro’”, disse. A oferta antecipada da Suhrkamp acabou criando um hype em torno do livro que foi vendido para a Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra.
O retorno ao Brasil foi marcado pela pressão. Elas precisavam apresentar um original já editado para as editoras internacionais. Nessa altura, o título tinha sido vendido para uma casa independente aqui no Brasil, muito porque a editora de aquisição se apaixonou pelo livro. Anna, sem revelar o nome da profissional, conta que no meio tempo, ela foi demitida e o livro ficou à deriva. “A gente saiu à caça. Batemos na porta de todas as editoras”, contou. Em um leilão, a Companhia das Letras arrematou o título e publicou. Em paralelo a isso, o produtor cinematográfico Rodrigo Teixeira comprou os direitos do filme. “Foi o filme mais rápido que já vi na minha vida. O Rodrigo comprou em 2015 e em 2019 o filme estava ganhando prêmio em Cannes”, observou a agente.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.