2q2x3t
Fui convidado a visitar na abertura para convidados e as palavras mais ouvidas pelas pessoas presentes eram “surpreendente” e “sensacional”. Eu esperava que fosse bacana, mas fiquei embasbacado, já imaginando e planejando voltar pelo menos mais duas ou três vezes para conseguir absorver com calma todos os detalhes apresentados na exposição.
Babei com artes originais de Corto Maltese, Tintim e Valentina, além de vários volumes iniciais e primeiras aparições de personagens famosos como a Monica, a Luluzinha e os X-Men. A cortina de mangás na entrada da sala temática dos quadrinhos japoneses ficou demais. Na sala do Ziraldo há um holograma assombroso dele, deu vontade de ficar horas observando-o desenhar.
Mas os três grandes destaques para mim, se é que é possível fazer isso dentro de uma exposição tão incrível, são: a área de quadrinhos eróticos, genialmente feita dentro de um banheiro, a parte dedicada a DC Comics, montada de forma a emular a batcaverna, lugar que todo fã do Batman um dia sonhou visitar. E, por fim, um grande área circular dedicada as HQs nacionais, emulando uma rua com bancas, barracas e um prédio em volta, onde vários artistas aparecem nas janelas.
Quadrinhos é um exposição que tem tudo para agradar os mais diversos públicos, adultos e crianças, pessoas fanáticas ou leigos. E ela fica aberta até o final de março de 2019. Não tem desculpa para não ir conhecer um pouco mais sobre quadrinhos. Tenho certeza absoluta que você vai gostar.
Sugestão de Leitura
Hoje eu indico Mensur, uma HQ grandiosa feita pelo Rafael Coutinho e lançado pela Companhia das Letras, e que concorreu ao prêmio Jabuti este ano. Mensur conta a história de Gringo, um andarilho que percorre cidades brasileiras em busca de bicos e trabalhos manuais. Ele também é um dos últimos praticantes do mensur, uma luta de espadas surgida na Alemanha do Século 15, entre estudantes universitários. Enquanto lida com seus próprios fantasmas e obsessões, um caso amoroso pode colocá-lo em conflito com seu ado e com segredos que jamais deveriam vir à tona.
Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.