2q2x3t

Itamar está no meio de uma maratona de entrevistas e eventos de lançamento do seu novo livro, sucessor do mega sucesso de Torto arado – que ainda aparece em oitavo lugar na lista de Ficção.
A categoria com mais livros novos nesta semana foi Autoajuda. Em Minha gratidão diária (Editora Gente), Robson Hamuche traz textos curtos para o leitor se manter com uma atitude positiva no cotidiano. Já Sim ou não (Literare Books), da psicóloga Gislene Erbs, busca ensinar o leitor a dizer não (ou sim) quando as situações requerem decisões difíceis. Em O catalisador (Alta Life), Jonah Berger direciona seus escritos para líderes, profissionais de marketing e outras pessoas que precisem influenciar outras a mudarem certas atitudes.
Entre os livros de Infantojuvenil, a Galera Record emplacou a edição com brindes de A toca das raposas, de Nora Sakavic – ambientado em um mundo onde o esporte popular se chama Exy.
Já na categoria Não ficção, a novidade da semana é o livro Uma sobe e puxa a outra (Literare Books), de Christiane Pelajo, Dea Mendonça e Flávia Lippi.
"Mulheres resilientes, que questionam o status quo", explica a sinopse do livro. "Elas conquistaram um espaço que não as havia sido dado lá no começo. Expandiram horizontes e quebraram barreiras, aram por cima das pedras do caminho, engoliram sapos, tiraram forças do nada e cavaram suas próprias trilhas, muitas vezes sozinhas ou carregando famílias inteiras, para estarem neste "lá" onde chegaram hoje. O destino uniu 44 dessas mulheres nesta obra, com histórias que emocionam e inspiram do começo ao fim. São histórias reais, contadas na primeira pessoa, escritas por seres humanos que vivenciaram cada uma dessas emoções".
Em Negócios, a Alta Books trouxe outro livro pela primeira vez, e foi Mude de direção!, de L. David Marquet. O best-seller do oficial da Marinha norte-americana conta a sua história de aplicação de táticas de liderança em ambientes adversos – para ele, um submarino movido a energia nuclear.
Entre as editoras, a HarperCollins entrou no top 5 do ranking geral, empatada com os grupos Companhia das Letras e Alta Books, cada um com sete livros nas listas. Quem lidera o ranking de editoras é o Grupo Editorial Record (14), seguido de Sextante (13).
O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas – nesta semana, o período analisado foi de 1 a 7 de maio de 2023. Os números apresentados refletem esta soma. Trata-se, portanto, de uma amostra e não do universo da venda de livros no Brasil.